- 10% de desconto para exames com pedido do SUS.
- Atendemos planos de saúde.
- Mais de 35 anos de experiência.
- Apenas para crianças a partir dos 7 anos.
- Para pessoas até 115kg.
Este é um exame que utiliza raios-x para a construção de imagens do interior do corpo humano. A diferença entre este tipo de exame e a radiografia convencional começa no fato de que na tomografia computadorizada são emitidos vários feixes de raios-X.
Estes incidem sobre o paciente por diferentes planos e são captados por intensificadores de imagem que transformam a radiação em sinal elétrico. Este é transmitido até um computador que reconstrói os órgãos de acordo com a intensidade da radiação captada.
Este tipo de informação é usada para a composição de imagens em tons de cinza, bi ou tridimensionais. Tais imagens também podem ser submetidas a uma análise em estações de trabalho computadorizadas, específicas, que aumentam o poder de diagnóstico do exame.
A tomografia esta indicada para a avaliação de doenças pulmonares, da arcada dentária, de muitas estruturas ósseas e articulares e é extremamente importante como forma de estudar doenças neurológicas.
O preparo para a tomografia é muito simples, especialmente se não houver necessidade da utilização de meios de contraste. Caso este seja utilizado, será necessária a observação de um período de jejum, independentemente do órgão a ser estudado.
Tanto os raios-X como o contraste iodado são ferramentas úteis e seguras de aprimorar o diagnóstico por imagem. Contudo eles mostram algumas contra-indicações e exigem algumas precauções especiais, particularmente no caso de pacientes muito idosos, mulheres grávidas, indivíduos com insuficiência renal e com disfunção cardíaca grave. Nestas situações é importante que o exame seja realizado apenas quando existe indicação absoluta e que sejam tomadas precauções para evitar malefícios advindos especialmente do uso de contraste endovenoso.