O ecocardiograma, ou ultra-som do coração, é um exame amplamente utilizado para a avaliação da estrutura e funções cardíacas, nas doenças ou situações que direta ou indiretamente possam comprometer a integridade do principal órgão do sistema cardiovascular.
Sua larga aplicação ocorre devido ao baixo custo e fácil disponibilidade do método e porque este exame não é agressivo ao paciente nem o submete a qualquer risco. O ecocardiograma permite avaliar o tamanho das cavidades cardíacas, a espessura das suas paredes, a função das válvulas cardíacas, a velocidade e o padrão do fluxo de sangue no seu interior, avaliar a membrana que envolve o coração (pericárdio) e principalmente possibilita analisar a contração do músculo cardíaco.
As informações obtidas ao ecocardiograma são importantes no acompanhamento evolutivo das pessoas com hipertensão arterial sistêmica, doença obstrutiva das artérias coronárias (angina ou infarto do miocárdio), insuficiência cardíaca, febre reumática e várias outras doenças.